Inicialmente
o MEC enviaria livros didáticos para os alunos, o que foi feito, mas devido a
quantidade de alunos ser maior que a do ano de 2014 o MEC enviou livros em
menor quantidade que o necessário, ou seja, enviou somente a metade. Além
disso, os professores monitores também não receberam livros o que levou com que
o planejamento de aulas fosse um convite para não se apegar somente ao livro
didático.
Foi
prometido que os alunos receberiam uma cópia colorida da disciplina que
ministram mas ainda não nos foi entregue tal material. Os alunos reclamaram um
pouco por não poderem tirar xerox ou mesmo levar os livros para casa, mas
seguiram frequentando as aulas, copiando a matéria do quadro, respondendo às
perguntas e fazendo as atividades.
Eu
peguei o livro na biblioteca do Centro Pedagógico e li o livro, com franqueza o
achei muito superficial e resolvi não me basear no mesmo para elaborar as
aulas. Por isso busquei livros online e também, no núcleo de Geografia há
alguns livros da disciplina que podemos ler e levar para casa. Nesta semana
decidi que ficaria no núcleo de Geografia elaborando as aulas no período
destinado a esta atividade devido ao fato do ambiente ser menos barulhento que
a sala dos professores monitores.
A
orientação da coordenação com relação as aulas foi que deveríamos utilizar
materiais didáticos onde o lúdico, criativo e interativo tivessem espaço e
dialogassem bem com os alunos. Como ainda estou nas minhas duas primeiras
matérias da licenciatura e não tenho muita experiência procuro sempre materiais
que possam me auxiliar a elaborar as aulas os descobrir recursos didático alternativos
para serem utilizados em sala de aula.
A
escola fornece máquina de xerox para que os professores possam entregar
material em sala de aula, para isso temos que enviar o arquivo com um dia de
antecedência para a secretaria. A máquina de xerox em alguns momentos está estragada e não funciona muito bem, mas em geral conseguimos obter o material para ser usado em sala:
A
coordenadora de área me deu uma dica a qual achei muito boa, ela pediu que
tivéssemos um caderno e fôssemos colando as atividades de cada dia, anotando o
que fosse importante e datando as atividades. A seguir mostro as fotos do meu
caderno.
A
área de geografia possui um currículo, um conteúdo programático que foi
elaborado por outra coordenadora e monitores que já não fazem mais parte do
projeto, no entanto este conteúdo está aberto a mudanças e sugestões, está em
construção.
Como
professores monitores temos uma institucionalidade a cumprir, temos um caderno
de turma que deve ser preenchido a cada semestre e o planejamento de aulas deve
ser enviado aos coordenadores para que opinem e nos instruam. Tentei fazer um
planejamento de aulas em que estas não ficassem monótonas ou que fossem
repetitivas, tentando sempre dar atividades diferentes umas das outras.
A
minha maior dificuldade quanto ao conteúdo e elaboração de aulas sempre foi o
pensamento que não saía da minha cabeça: estou passando o conteúdo? Estão
somente absorvendo ou estão construindo o conteúdo/conhecimento juntamente
comigo? Como vou avaliá-los?
Desde
o início das aulas sempre recolhi os exercícios dos alunos, menos para avaliá-los
e mais para saber se haviam conseguido aprender, suas dificuldades, como
realmente estavam se saindo. Minha última preocupação era com as notas que
iriam receber.
Mas
o projeto solicita que se tenha pelo menos uma avaliação semestral de cada
aluno em cada disciplina. Então pensei que eu queria fugir da tradição de
aplicar provas. Como disse anteriormente eu não sou muito boa em memorização,
por isso, estudar para provas sempre foi uma etapa da qual nunca gostei na
escola, ao contrário dos trabalhos que sempre me desafiavam, me davam um
problema para ser resolvido e estimulavam meu lado criativo. Sempre achei uma
perda de tempo estudar para uma prova, logo eu esquecia quase tudo, mas os
trabalhos que fiz, sozinha ou em grupo muitos me lembro até hoje e me
proporcionaram mais maturidade, seja relacionada a disciplina ou mesmo a
questões relacionadas às metodologias, organização, trabalho em grupo etc.
Me
decidi por trabalhar em conjunto com a turma. Faremos um trabalho em grupo, o
qual vou acompanhar e que terá as temáticas “O meu espaço geográfico na RMBH –
Cartografando lugares, redes, deslocamentos e territorialidades” / “Ser cidadão
e sujeito transformador do/no espaço geográfico da RMBH”. Abaixo posto as aulas que já foram planejadas e também uma pequena avaliação sobre elas:
1ª Aula - 11/03/2015 – Quarta Feira
Conteúdo principal: Identidade e Biografia.
Objetivo: Apresentação inicial, conhecer a o perfil e da turma e história de vida dos alunos, proporcionar uma interação inicial entre o grupo.
Tipo de aula: Introdutória, dinâmica em grupo.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim
|
Outras questões relevantes para
registro:
Os alunos postergaram para
entregar a autobiografia
|
2ª Aula - 16/03/2015 – Segunda Feira
Conteúdo principal: Paisagem, Espaço e Lugar.
Objetivo: Introduzir conceitos básicos da Geografia.
Tipo de aula: Expositiva dialogada, lúdica (música) e interpretativa.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Parcialmente
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Parcialmente
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Parcialmente
|
Outras questões relevantes para
registro:
Ficaram um pouco inibidos para
interpretar a música e falarem em voz alta.
|
3ª Aula -
18/03/2015 – Quarta Feira
Conteúdo principal: Elementos e transformação da paisagem.
Objetivo: Fazer com que os alunos reflitam sobre os conceitos e trabalhar com a percepção de cada um sobre o local em que está inserido e que vive.
Tipo de aula: Expositiva dialogada.
Avaliação:
Conteúdo principal: Elementos e transformação da paisagem.
Objetivo: Fazer com que os alunos reflitam sobre os conceitos e trabalhar com a percepção de cada um sobre o local em que está inserido e que vive.
Tipo de aula: Expositiva dialogada.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos propostos?
Sim
|
O tema/conteúdo foi de interesse dos alunos?
Sim |
Os alunos interagiram com os professores e colegas?
Parcialmente
|
Os recursos didáticos e práticas pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim
|
Outras questões relevantes para registro:
Ficaram confusos com os sinônimos paisagem cultural/ humanizada/antrópica
|
4ª Aula - 23/03/2015 – Segunda Feira
Conteúdo principal: Atividade “Elementos e transformação da paisagem” - Revista National Geographic.
Objetivo: Identificar elementos da paisagem e transformações ocorridas na mesma.
Tipo de -aula: Exercício em trio.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim, bastante
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim, foi bastante interativo.
|
Outras questões relevantes para
registro:
A atividade com a revista
despertou muita curiosidade sobre o tema.
|
Conteúdo principal: Atividade “Transformação da paisagem – O Arraial de meia Ponte”
Objetivo: identificar elementos da paisagem e transformações ocorridas na mesma
Tipo de aula: Exercício em dupla.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Parcialmente.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim.
|
Outras questões relevantes para
registro:
Tiveram bastante dificuldade de
interpretação de texto.
|
Conteúdo principal: Planos da paisagem
Objetivo: Compreender os diferentes olhares sobre uma paisagem, iniciar o despertar para as diferentes representações de um espaço.
Tipo de aula: Expositiva dialogada, dinâmica de demonstração.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Parcialmente.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim.
|
Outras questões relevantes para
registro:
Tiveram um pouco de
dificuldade de compreensão dos planos da paisagem. Não sabiam os diferentes
significados para comandos de perguntas tais como: analisar, citar,
exemplificar, associar, identificar, etc.
|
Conteúdo principal: Tirar dúvidas e conversar sobre a metodologia
Objetivo: Identificar dificuldades dos alunos, conversar sobre conteúdo programático e esclarecer dúvidas sobre a metodologia.
Tipo de aula: Dialogada.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim. Foi perguntado
individualmente sobre suas dificuldades e sugestões para as aulas.
|
Outras questões relevantes para
registro:
Os alunos solicitaram esta
conversa afim de tirar dúvidas sobre o conteúdo, metodologia e também para
manifestarem que estavam com dificuldades de compreender o conteúdo da
disciplina.
|
Conteúdo principal: Tipos de observação da paisagem.
Objetivo: Perceber os diferentes tipos de observação sobre um plano ou uma paisagem.
Tipo de aula: Expositiva dialogada, dinâmica de demonstração.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim.
|
Outras questões relevantes para
registro:
Foi realizada uma dinâmica que
facilitou a compreensão dos alunos.
|
Conteúdo principal: Atividade “Tipos de observação da paisagem”.
Objetivo: Identificar elementos da paisagem, diferentes perspectivas de uma paisagem, símbolos cartográficos e reconhecimento básico de um mapa.
Tipo de aula: Atividade em grupo.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim
|
Outras questões relevantes para
registro:
Os alunos manifestaram que gostaram muito do
exercício. Alguns tiveram dificuldades de interpretação e diferenciação da
imagem e mapa, e também para seguir os comandos das perguntas.
|
10ª Aula - 13/04/2015 – Segunda Feira
Conteúdo principal: Região; Limites, fronteiras e divisas.
Objetivo: Compreender o conceito de região e as nomenclaturas utilizadas para delimitá-la, identificar e diferenciar municípios, estados, países, regiões, conseguir interpretar e ler mapas.
Tipo de aula: Expositiva dialogada, exercício individual.
Avaliação:
Conteúdo principal: Região; Limites, fronteiras e divisas.
Objetivo: Compreender o conceito de região e as nomenclaturas utilizadas para delimitá-la, identificar e diferenciar municípios, estados, países, regiões, conseguir interpretar e ler mapas.
Tipo de aula: Expositiva dialogada, exercício individual.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos propostos?
Sim
|
O tema/conteúdo foi de interesse dos alunos?
Sim
|
Os alunos interagiram com os professores e colegas?
Sim
|
Os recursos didáticos e práticas pedagógicas empregadas foram eficazes?
Parcialmente
|
Outras questões relevantes para registro:
-
|
11ª Aula - 15/04/2015 – Quarta Feira
Conteúdo principal: Regiões Administrativas do Brasil, MG e BH
Objetivo: Compreender a divisão política-administrativa dos municípios, estados e países, conseguir interpretar e ler mapas.
Tipo de aula: Expositiva dialogada, Correção de exercício.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Parcialmente. Houve necessidade de
uso de data show para melhorar a visualização dos diferentes territórios,
porém tal recurso não foi planejado/usado.
|
Outras questões relevantes para
registro:
Os alunos não conseguiram fazer o
exercício corretamente em casa. Tiveram dificuldades em ler e interpretar as
informações dos mapas.
|
Conteúdo Principal: Território e Territorialidade
Objetivo: Desenvolver a capacidade de compreender os fatos históricos e as relações de poder que desenvolvem e delimitam territórios; compreender as diferentes territorialidades no espaço tempo; reconhecer as territorialidades presentes em seu cotidiano.
Tipo de aula: Expositiva dialogada.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Parcialmente.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim.
|
Outras questões relevantes para
registro:
-
|
Conteúdo principal: Atividade “Territorialidades: O dia e noite de um mesmo lugar”
Objetivo: despertar nos alunos as diferenças existentes em um mesmo lugar dependendo da sua temporalidade, identificar diferentes territorialidades.
Tipo de aula: Atividade individual; tira dúvidas do exercício anterior.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
Sim.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim. Foi pedido que
individualmente cada aluno mostrasse a professora no mapa as informações para
ter certeza que conseguiram compreender.
|
Outras questões relevantes para
registro:
Houve muitas dúvidas com relação
ao mapa e suas informações.
|
Conteúdo principal: Atividade “Tipos de territorialidade - Quais são as territorialidades do seu bairro?”
Objetivo: Compreender as diferenças existentes em um mesmo lugar dependendo da sua temporalidade, identificar grupos diferentes que se apropriam do espaço.
Tipo de aula: Atividade em dupla escrita e comentada.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
|
O tema/conteúdo foi de interesse
dos alunos?
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim. Foi utilizado um texto que
foi lido em voz alta por todos os alunos em partes, um mapa relacionado ao
texto e em seguida a proposta de um exercício para ser realizado no bairro
dos alunos. Foi feita uma associação do conteúdo com o cotidiano dos alunos e
conflitos mundiais
|
Outras questões relevantes para
registro:
Os alunos se interessaram bastante
em saber o que acontece no bairro de cada um deles, em identificar as
territorialidades.
|
15ª Aula - 04/05/2015 – Segunda feira
Conteúdo principal: Atividade “Região e os fenômenos geográficos”.
Objetivo: Identificar e reconhecer estados, capitais e regiões brasileiras, seus respectivos limites/divisas, e fenômenos geográficos locais. Ler e interpretar imagens, textos e mapas.
Tipo de aula: Expositiva dialogada, atividade em grupo.
Avaliação:
A aula atingiu os objetivos
propostos?
Sim.
|
O tema/conteúdo foi de interesse dos
alunos?
Sim.
|
Os alunos interagiram com os
professores e colegas?
Sim.
|
Os recursos didáticos e práticas
pedagógicas empregadas foram eficazes?
Sim.
|
Outras questões relevantes para
registro:
As atividades com imagens
despertaram bastante curiosidade e interação entre a turma e professor.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário