Como
os alunos não tem tempo para estudar e fazer exercícios em casa, algumas aulas
foram planejadas para fazerem atividades em sala.
Quando
passei a atividade “Biografia” para fazerem em casa muitos não fizeram e
outros tantos tiveram dúvidas. Percebi que era uma dinâmica que não funcionaria
muito bem, pelo menos por enquanto, até se acostumarem a ter uma rotina escolar
e de estudos. Tento sempre passar músicas, filmes, textos, e materiais
variados, mas não utilizamos ainda o recurso do data show.
Na
1ª aula elaboramos perguntas introdutórias, as
quais as professoras perguntavam para cada aluno:
PING
PONG INTRODUTÓRIO
Nome:
Idade:
Nasceu
em..
Mora
na Cidade e bairro...
Mora
com...
Parou
de estudar em que idade:
Voltou
a estudar porque...
Sua
atividade favorita é...
Se não fosse você mesmo você seria...
Você não gosta de...
Você gostaria de ter o dom de...
Sonha com...
Também usamos a mesma metodologia para abordar
sobre temas da Geografia. Este recurso didático foi utilizado de desinibição
inicial dos alunos, interação entre os mesmos e também foi uma forma de
introduzir alguns temas que os alunos irão estudar durante o ano na disciplina
de Geografia. Em roda, cada aluno falava o nome do colega sentado ao seu lado e
fazia uma pergunta:
PING
PONG GEOGRÁFICO
Nasceu em qual região do Brasil?
Você descende de...
Verão ou inverno?
Dia ou noite?
Chuva ou sol?
Primavera ou outono?
África Europa ou América?
Qual
o lugar que mais gosta?
Gostaria de viver em qual cidade?
Gostaria de conhecer qual cidade do Brasil?
Serra, campo, cidade ou praia?
Qual sua paisagem favorita?
Gosta do horário de verão?
Minas Gerais, Bahia ou São Paulo?
O melhor tipo de transporte?
Trabalho na indústria/fábrica, na roça ou no comércio?
Internet, televisão rádio ou telefone?
Mata Atlântica, Cerrado ou Caatinga?
Rio, cachoeira, lagoa ou mar?
Texto mapa ou imagem?
Na
2ª aula que abordávamos o tema Paisagem utilizamos
a música “Paisagem na Janela” de Beto Guedes
Na
3ª aula passei uma atividade em que eles
ficaram bem envolvidos foi a atividade em que eles deveriam recortar de uma
revista (National Geographic) uma imagem qualquer e responder as questões sobre
o tema ‘Transformações na Paisagem”.
As
perguntas eram:
Quais
são os elementos naturais?
Estes
elementos já foram modificados pelo ser humano? Como?
Qual é
a diferença entre natureza e paisagem?
Você
acha que tudo que utilizamos vem da natureza? Explique e dê exemplos.
Quais
os elementos identificados na imagem também estão presentes no lugar que você
mora?
Imagem exercícios
Na
9ª aula passei um exercício sobre planos da
paisagem e cartografia em que deveriam colorir um mapa e associar legendas e
comandos da atividade. A monitora de pedagogia me alertou que poderia ser um
exercício infantil, mas decidi dar o exercício mesmo assim. Ao final da aula,
os alunos estavam adorando colorir, estavam relaxados e o principal é que
estavam reconhecendo símbolos e associando aos comandos, cores e legendas.
Na
10ª, 11ª e 12ª utilizamos o mapa do IBGE, eles levaram para casa e fizeram exercícios
sobre limites, fronteiras e
divisas, e também regiões brasileiras.
Indaguei
aos alunos se eles queriam que eu deixasse de passar conteúdo no quadro e
trouxesse mais xerox para eles, me responderam que gostariam que eu continuasse
a escrever no quadro para que eles pudessem ter a chance de escrever mais e de
ler e que com isso iriam “gravar” o jeito certo de se escrever. O argumento deles foi parcialmente aceito por
mim, já que para aprender a ler e escrever corretamente não basta copiar, há
que conseguir ler e produzir textos.
Cheguei
à conclusão de que as aulas ficariam muito repetitivas se eu as lecionasse
somente dessa forma, seria muito centralizadora no professor, o que nunca foi
meu objetivo e resolvi intercalar estas aulas mais tradicionais com aulas que
envolviam atividades variadas.
Abaixo posto imagens de algumas atividades realizados pelos alunos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário