Aulas para além do conteúdo


Como os alunos não tem tempo para estudar e fazer exercícios em casa, algumas aulas foram planejadas para fazerem atividades em sala.

Quando passei a atividade “Biografia” para fazerem em casa muitos não fizeram e outros tantos tiveram dúvidas. Percebi que era uma dinâmica que não funcionaria muito bem, pelo menos por enquanto, até se acostumarem a ter uma rotina escolar e de estudos. Tento sempre passar músicas, filmes, textos, e materiais variados, mas não utilizamos ainda o recurso do data show.

Na 1ª aula elaboramos perguntas introdutórias, as quais as professoras perguntavam para cada aluno:

PING PONG INTRODUTÓRIO

Nome:
Idade:
Nasceu em..
Mora na Cidade e bairro...
Mora com...
Parou de estudar em que idade:
Voltou a estudar porque...
Sua atividade favorita é...
Se não fosse você mesmo você seria...
Você não gosta de...
Você gostaria de ter o dom de...
Sonha com...

 Também usamos a mesma metodologia para abordar sobre temas da Geografia. Este recurso didático foi utilizado de desinibição inicial dos alunos, interação entre os mesmos e também foi uma forma de introduzir alguns temas que os alunos irão estudar durante o ano na disciplina de Geografia. Em roda, cada aluno falava o nome do colega sentado ao seu lado e fazia uma pergunta:

PING PONG GEOGRÁFICO

Nasceu em qual região do Brasil?
Você descende de...
Verão ou inverno?
Dia ou noite?
Chuva ou sol?
Primavera ou outono?
África Europa ou América?
Qual o lugar que mais gosta?
Gostaria de viver em qual cidade?
Gostaria de conhecer qual cidade do Brasil?
Serra, campo, cidade ou praia?
Qual sua paisagem favorita?
Gosta do horário de verão?
Minas Gerais, Bahia ou São Paulo?
O melhor tipo de transporte?
Trabalho na indústria/fábrica, na roça ou no comércio?
Internet, televisão rádio ou telefone?
Mata Atlântica, Cerrado ou Caatinga?
Rio, cachoeira, lagoa ou mar?
Texto mapa ou imagem?

Na 2ª aula que abordávamos o tema Paisagem utilizamos a música “Paisagem na Janela” de Beto Guedes


Na 3ª aula passei uma atividade em que eles ficaram bem envolvidos foi a atividade em que eles deveriam recortar de uma revista (National Geographic) uma imagem qualquer e responder as questões sobre o tema ‘Transformações na Paisagem”.
As perguntas eram:

Que elementos você vê na paisagem?
Quais são os elementos naturais?
Estes elementos já foram modificados pelo ser humano? Como?
 Qual é a diferença entre natureza e paisagem?
Você acha que tudo que utilizamos vem da natureza? Explique e dê exemplos.
 Quais os elementos identificados na imagem também estão presentes no lugar que você mora?



Imagem exercícios

Na 9ª aula passei um exercício sobre planos da paisagem e cartografia em que deveriam colorir um mapa e associar legendas e comandos da atividade. A monitora de pedagogia me alertou que poderia ser um exercício infantil, mas decidi dar o exercício mesmo assim. Ao final da aula, os alunos estavam adorando colorir, estavam relaxados e o principal é que estavam reconhecendo símbolos e associando aos comandos, cores e legendas.


Na 10ª, 11ª e 12ª utilizamos o mapa do IBGE, eles levaram para casa e fizeram exercícios sobre limites, fronteiras e divisas, e também regiões brasileiras.




Indaguei aos alunos se eles queriam que eu deixasse de passar conteúdo no quadro e trouxesse mais xerox para eles, me responderam que gostariam que eu continuasse a escrever no quadro para que eles pudessem ter a chance de escrever mais e de ler e que com isso iriam “gravar” o jeito certo de se escrever.  O argumento deles foi parcialmente aceito por mim, já que para aprender a ler e escrever corretamente não basta copiar, há que conseguir ler e produzir textos.



Cheguei à conclusão de que as aulas ficariam muito repetitivas se eu as lecionasse somente dessa forma, seria muito centralizadora no professor, o que nunca foi meu objetivo e resolvi intercalar estas aulas mais tradicionais com aulas que envolviam atividades variadas. 

Em seguida mostro uma charge que faz crítica ao método "copiar do quadro". Atualmente os alunos universitários utilizam bastante os recursos tecnológicos em diversas situações, e já ocorreu de eu presenciar e eu também tirar fotos de quadros em sala de aula. 



Abaixo posto imagens de algumas atividades  realizados pelos alunos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário