O estágio está sendo um período de muito aprendizado para mim. Acredito que estou avançando mais do que se estivesse apenas acompanhando as aulas de outro professor. No entanto, não pude seguir à risca a metodologia proposta na disciplina de Prática Pedagógica em Geografia 1 pois já entrei no projeto lecionando, o que me impediu de ter um olhar distanciado da prática docente, afinal eu tenho que observar, ouvir e registrar mas também sou a professora.
Este olhar de estrangeiro,
o olhar que desnaturaliza as práticas cotidianas de sala de aula eu pude ter e
fazer de outra forma, talvez até um pouco mais profunda: por meio de minhas memórias,
tentei me colocar como uma observadora nas lembranças de minhas próprias aulas
lecionadas na EJA. Tentei me lembrar dos sons, do que via, do semblante dos
alunos durante as aulas, das conversas, do ambiente, e de todos os outros
detalhes que pudessem ser relevantes para compor o portfólio em questão.
Algumas vezes,
antes de decidirmos que cada professora assumiria uma turma, eu e minha dupla
assistíamos as aulas uma da outra, esse período, que durou cerca de dois meses,
foi muito importante para compor o quadro geral das descrições que se seguem.
x
Nenhum comentário:
Postar um comentário