Turma do 9º ano

Esta sala é bem falante e o professor tem dificuldade de iniciar a aula. Fala do trabalho em grupo e da data de entrega da primeira parte que é uma ficha de apoio para os alunos organizarem a estrutura do projeto. Sugere que eles se encontrem e discutam, e então dá um prazo de duas semanas. O tema é “Cidadania Global” – subtema “Mineração”, será desenvolvido juntamente com a disciplina de química. Inicialmente estão na fase de pesquisa. que é similar à de uma pesquisa convencional. Ao final do ano irão apresentar o conteúdo em uma feira da escola.

Estrutura do trabalho entregue para cada grupo:

Percebo que o professor é bem paciente com os alunos, que, fazem brincadeiras durante a aula o que interrompe o professor várias vezes. Em seguida usa o livro didático abordando a localização e características do continente Europeu. Duas alunas sentadas à frente se comunicam por bilhetes. Um aluno lê o trecho do livro e o professor explica sobre terras emersas e imersas, continentes, mares, divisores naturais que dividem Ásia e Europa. Neste momento faz um desenho no quadro de uma ilha, golfo/ baía e península, fala que a ilha é banhada por todos os lados, o golfo é quando o mar invade a faixa do litoral, ou seja é uma porção de agua rodeada por terra, a baía é o mesmo só que em menores proporções e a península é banhada pelo mar em seus três lados, sendo ligada ao continente por uma faixa fina de terra.

Alguns alunos participam respondendo e questionando, outros tem dificuldades de compreender os termos e a explicação do professor. Um aluno questiona os termos “países baixos, imersos e emersos”, outro lê um trecho do livro que explica a paisagem modificada da Europa, Revolução Industrial, impacto ambiental, relações entre clima, vegetação e fauna da Europa. O professor faz uma brincadeira para explicar o termo endemia e fala “O Gustavo só dá ali, se plantar em outro lugar não nasce” e os alunos se divertem. Ele complementa e explicando zonas climáticas e pede para pesquisarem mais sobre a relação entre clima e vegetação.

Hoje a turma estava conversando muito, uma aluna grita pedindo silêncio, outros também pediam silêncio. O professor pede que prestem atenção na explicação do trabalho, porém quando ele falava um pouco logo eles reclamavam disso ou daquilo do trabalho. Ele pede que cada grupo apresente para a turma o tema e parte da estrutura que já desenvolveram, e suas dificuldades para que haja uma interação entre a turma acerca do trabalho. Fala que o formato do trabalho é muito cobrado no ensino superior. Os alunos apresentam seus trabalhos com os temas:
“Diamante/Tráfico”
“Como funciona a mineração”
“Impactos ambientais causados pela mineração”
“Desastre de Mariana”
“Reservas de bauxita”
“Mineração de Ouro”

Quase um ano após o desastre de Mariana pouca coisa já foi resolvida, os culpados ainda não punidos, o Rio Doce e adjacências continua impactado, a população desamparada.

Vejam algumas decisões tomadas pela comissão da barragem de Mariana composta por deputados federais que discute os desdobramentos do desastre:
Outro vídeo informando as decisões da Comissão Extraordinária das Barragens da Assembleia de Minas Gerais:
O professor pede que sejam mais específicos, os objetivos apresentados são muito abrangentes, devem focar em apenas um assunto. Sugere aos alunos que olhem na internet EIA- RIMA (Estudo/Relatório de impacto Ambiental) para que tenham noção da extensão de conteúdo que o tema Mineração comporta. Explica o que são materiais e metodologia, parte em que os alunos mais tiveram dificuldade de desenvolver, pede para que pesquisem mais e tragam para a aula seguinte para discutirem. Lembra que a prova será na semana seguinte compreendendo as unidades 2 e 3 do livro.

Um aluno apresenta seu trabalho de forma bem caricata, fazendo piadas a todo momento, com o tema, com o sobrenome dos colegas, passando seus nomes para o inglês e todos se divertem, porém se desviam um pouco do foco. Em sua abordagem há frases/bordões presentes em Memes que são divulgados em abundancia em redes sociais como Facebook e Twitter:

“- Não sou obrigado”
“- Percebe Ivair, a petulância do trabalho?”
“- Porque eu sou Diva”
“- É aquele ditado né? Vamo fazê o quê?”

Achei que ao mesmo tempo que distraiu os alunos do foco do trabalho o aluno em questão tem um grande potencial para interpretar personagens. Penso que a atitude criativa dele é uma forma de se expressar, uma desenvoltura que deveria ser desenvolvida nas artes cênicas. Acredito que cada criança/jovem deva ter seu perfil observado nas escolas e explorar aquilo que tem de melhor.

Uma boa ideia também seria aliar trabalhos escolares às redes sociais, os jovens são muito ligados às tecnologias, então acredito que se divertiriam muito realizando pesquisas e ao contrário de entregar um relatório elaborariam/ criariam perfis nas redes sociais, blogs, e outras formas alternativas de trabalhos. Por experiência própria, pelo menos para mim a motivação e a liberdade é maior neste formato, além de ser uma experiência viva, posso excluir e acrescentar conteúdo a todo momento.

Agora (momento diversão :D), para quem não entendeu nada ou não achou graça, eu explico abaixo como surgiram os Memes:

“- Não sou obrigado”


“- Percebe Ivair, a petulância do trabalho?”


“- Porque eu sou Diva”

“- É aquele ditado né? Vamo fazê o quê?”

Deixo com vocês este site que sigo e gosto muito, dou boas gargalhadas com os textos:


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