O Projeto Político Pedagógico



O Projeto Político Pedagógico é um documento obrigatório que organiza o conjunto de objetivos e metas de uma escola.  Estabelece também os meios para concretizá-los.

- É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
·         Missão
·         Clientela
·         Dados sobre a aprendizagem
·         Relação com as famílias
·         Recursos
·         Diretrizes pedagógicas

·         Plano de ação


Com a mudança de Rede Educar para Colégio Chromos, o Projeto Político Pedagógico foi protocolado ao final do ano de 2015 na Secretaria de Educação de Minas Gerais e apenas a unidade Pampulha já estava de posse do documento. Esperei um tempo para que chegasse na unidade Venda Nova. A coordenadora me explicou que eu não poderia tirar fotos ou mesmo ter acesso a uma cópia integral, mas que poderia ler e copiar à mão algo que fosse do meu interesse. Decidi copiar as partes que davam identidade à escola:

II - MISSÃO
            O Colégio Chromos Venda Nova tem como missão proporcionar condições favoráveis ao educando para que possa construir seu conhecimento a partir de experiências vivenciadas no cotidiano escolar, desenvolvendo as competências HUMANA, POLÍTICA e ÉTICA, a fim de tornar-se um cidadão pleno e capaz de conduzir sua vida de forma autônoma e responsável, além de compreender e utilizar as novas tecnologias disponíveis a serviço do bem comum.

III -  FINALIDADES E OBJETIVOS
  • Promover um ensino voltado às tendências do nosso tempo, por meio de profissionais altamente qualificados e competentes e uma excelente estrutura física para atender às necessidades de nossos educandos.
  • Trabalhar com práticas pedagógicas que propiciem o pleno desenvolvimento pessoal de nosso educando, para que possa ser agente de transformação da sociedade.
  • Promover eventos em diferentes espaços que oportunizem o desenvolvimento dos talentos de nossos alunos.
  • Construir projetos interdisciplinares que permitam o desenvolvimento de bons hábitos, e que sejam assumidos pelos próprios alunos, mediados sempre, pela orientação e assistência da equipe de professores do Colégio.
  • Proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento do espírito crítico e de solidariedade de nossos educandos.
  • Propiciar uma vida saudável e de bem-estar para as crianças, as famílias e os profissionais.
  • Possibilitar a multiplicidade de expressão.
  • Estimular a construção da autoestima, da confiança em si, da autonomia e do desejo de aprender.
  • Trabalhar com base nas diferenças individuais e culturais, para garantir a igualdade de oportunidades, sem discriminação sexual, racial ou em relação aos portadores de deficiências.
  • Criar um ambiente que facilite as interações e produção de saberes que seja acolhedor e estável.
  • Favorecer a socialização, a amizade, a cooperação e a explicitação de confrontos e conflitos.
  • Fortalecer os valores morais e de família. 
IV - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A metodologia de ensino da Rede Chromos está fundamentada na interdisciplinaridade. Nela se busca a formação ampla e global do educando, por meio de práticas que privilegiem a formação de um indivíduo pleno e conectado com o mundo e suas tendências.
Utilizamos atividades sociais, culturais, artísticas e esportivas e oferecemos uma moderna e completa estrutura de ensino para a concretização deste objetivo.
A base de nossa proposta educativa está fundamentada em uma pedagogia sóciointeracionista, e em valores essenciais à formação humana, construindo, assim bons hábitos que possibilitarão o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis ao bom desempenho das variadas funções e papéis que nossos educandos assumirão ao longo de suas vidas.
 Esta proposta se torna possível e viável pela enorme experiência, compromisso e seriedade dos educadores do Colégio Chromos.

XVII – DA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
De acordo com a LDB 9394/96, a proposta pedagógica de uma instituição educacional é de competência do coletivo que nela atua e precisa envolver os professores, os dirigentes, especialistas e toda a comunidade escolar.
Nas reuniões Pedagógicas ocorridas, nos atendimentos específicos de pais/ responsáveis, foram coletadas algumas questões que nos permitirão montar um Projeto Político Pedagógico dentro das necessidades e expectativas de toda comunidade envolvida.

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