O Projeto Político Pedagógico é
um documento obrigatório que organiza o conjunto de objetivos e metas de uma
escola. Estabelece também os meios para
concretizá-los.
- É projeto porque reúne propostas de ação
concreta a executar durante determinado período de tempo.
- É político por considerar a escola como um espaço de
formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão
individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai
seguir.
- É pedagógico porque define e organiza as
atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e
aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
·
Missão
·
Clientela
·
Dados sobre a aprendizagem
·
Relação com as famílias
·
Recursos
·
Diretrizes pedagógicas
·
Plano de ação
Com a mudança de Rede
Educar para Colégio Chromos, o Projeto Político Pedagógico foi protocolado ao
final do ano de 2015 na Secretaria de Educação de Minas Gerais e apenas a
unidade Pampulha já estava de posse do documento. Esperei um tempo para que
chegasse na unidade Venda Nova. A coordenadora me explicou que eu não poderia
tirar fotos ou mesmo ter acesso a uma cópia integral, mas que poderia ler e
copiar à mão algo que fosse do meu interesse. Decidi copiar as partes que davam
identidade à escola:
II
- MISSÃO
O Colégio Chromos Venda Nova tem como missão proporcionar
condições favoráveis ao educando para que possa construir seu conhecimento a
partir de experiências vivenciadas no cotidiano escolar, desenvolvendo as
competências HUMANA, POLÍTICA e ÉTICA, a fim de tornar-se um cidadão
pleno e capaz de conduzir sua vida de forma autônoma e responsável, além de
compreender e utilizar as novas tecnologias disponíveis a serviço do bem comum.
III
- FINALIDADES E OBJETIVOS
- Promover um ensino voltado às
tendências do nosso tempo, por meio de profissionais altamente
qualificados e competentes e uma excelente estrutura física para atender
às necessidades de nossos educandos.
- Trabalhar com práticas pedagógicas
que propiciem o pleno desenvolvimento pessoal de nosso educando, para que
possa ser agente de transformação da sociedade.
- Promover eventos em diferentes
espaços que oportunizem o desenvolvimento dos talentos de nossos alunos.
- Construir projetos
interdisciplinares que permitam o desenvolvimento de bons hábitos, e que
sejam assumidos pelos próprios alunos, mediados sempre, pela orientação e
assistência da equipe de professores do Colégio.
- Proporcionar condições favoráveis
ao desenvolvimento do espírito crítico e de solidariedade de nossos
educandos.
- Propiciar uma vida
saudável e de bem-estar para as crianças, as famílias e os profissionais.
- Possibilitar a multiplicidade de expressão.
- Estimular a construção da
autoestima, da confiança em si, da autonomia e do desejo de aprender.
- Trabalhar com base nas diferenças individuais e culturais, para garantir a igualdade de
oportunidades, sem discriminação sexual, racial ou em relação aos
portadores de deficiências.
- Criar um ambiente que facilite as
interações e produção de saberes que seja acolhedor e estável.
- Favorecer a socialização, a amizade,
a cooperação e a explicitação de confrontos e conflitos.
- Fortalecer os valores morais e de família.
IV - PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO
A metodologia de ensino da Rede Chromos está fundamentada na
interdisciplinaridade. Nela se busca a formação ampla e global do educando, por
meio de práticas que privilegiem a formação de um indivíduo pleno e conectado
com o mundo e suas tendências.
Utilizamos atividades sociais, culturais, artísticas e
esportivas e oferecemos uma moderna e completa estrutura de ensino para a
concretização deste objetivo.
A base de nossa proposta educativa está fundamentada em uma
pedagogia sóciointeracionista, e em valores essenciais à formação humana,
construindo, assim bons hábitos que possibilitarão o desenvolvimento de
habilidades imprescindíveis ao bom desempenho das variadas funções e papéis que
nossos educandos assumirão ao longo de suas vidas.
Esta proposta se
torna possível e viável pela enorme experiência, compromisso e seriedade dos
educadores do Colégio Chromos.
XVII
– DA CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
De acordo com a LDB 9394/96, a proposta
pedagógica de uma instituição educacional é de competência do coletivo que nela
atua e precisa envolver os professores, os dirigentes, especialistas e toda a
comunidade escolar.
Nas reuniões Pedagógicas ocorridas, nos
atendimentos específicos de pais/ responsáveis, foram coletadas algumas
questões que nos permitirão montar um Projeto Político Pedagógico dentro das
necessidades e expectativas de toda comunidade envolvida.
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