Nesta
etapa sigo praticamente a mesma metodologia adotada anteriormente: Ver, ouvir e
registrar. Ainda não faço planos de aula, ou mesmo leciono temas específicos. Acompanhei
o Professor Jeferson no fundamental II que vai do 6º ao 9º ano. Ele tem um
perfil muito tranquilo, acolhedor, tem muita paciência e é muito atencioso com
os alunos. Fala que tem mapeamento dos alunos nas carteiras mas que às vezes
não funciona. A distribuição trimestral, totalizando 35 pontos, é da seguinte
forma:
1ª prova – 12 pts
2ª prova – 12 pts
Trabalhos – 6 pts
Exercícios – 5 pts
Cada prova comporta de
2 temas ou uma unidade (4 temas) do livro didático.
Questiono
ao professor sobre o ponto extra ou mesmo tirar pontos quando o aluno não “faz
muita bagunça” em sala, então ele diz que isto existir no colégio Educar, mas
que a filosofia do Chromos é “abraçar o aluno”, ou seja, os pontos por
disciplinas não existem mais, e o professor deve lecionar e também, quando
necessário, chamar a atenção dos alunos quando conversam ou brincam. Perguntei
se ele já tentou aplicar métodos alternativos, como premiação e outros, ele
fala que já tentou dar chocolates mas que à medida que passa o tempo se torna
insuficiente.
Ao
final do semestre eles ficam mais agitados que no início, é quando o professor
gosta de passar filmes, pois prende mais a atenção dos alunos que trabalhar o
livro didático.
O
método de ensino/didática que o professor utiliza é sempre interligado com o
livro didático:
Tema 1 – Exercício
Individual
Tema 2 – Trabalho de
grupo e apresentação
Aula expositiva
Tema 3 - Exercício
Individual
Tema 4 – Trabalho
escrito sobre a unidade
Quando
se finda o trimestre é realizado o conselho de classe onde os professores se
reúnem e debatem as notas das provas dos alunos. Após essa discussão é feita a
reunião de pais e entrega dos boletins.
Sobre
os trabalhos de campo, me explica que são planejados com antecedência, no
início do ano os alunos já recebem uma programação contendo todos os campos que
serão realizados, suas respectivas datas, orientações e duração, os locais são
variados indo desde cidades históricas até ETEs – Estações de tratamento de
água ou esgoto, parques e outros. O professor trabalha o entorno da escola e do
bairro, mas não aprofunda e por enquanto não realizou nenhum campo no bairro.
Fala que geralmente trabalham o bairro no contexto da cartografia, fazendo
mapas do local.
Coleção Primeiros
mapas
Conhecendo
o bairro em que moramos podemos, desde cedo fazer uma reflexão sobre qual
espaço que queremos para nós, qual é agradável e também desagradável. As
crianças vivem no meio urbano e rural e muitas vezes ainda não se deram conta
que alguns elementos desta paisagem é crucial em suas existências, podendo
trazer experiências boas ou ruins.
Este
link dá acesso ao um livro da coleção que é dos anos iniciais do ensino
fundamental:
Deixo
vocês com um vídeo bem divertido que faz uma crítica sobre os espaços da nossa
cidade que estão impregnados na nossa vida, na nossa vivência e sobre como nos
damos uma resposta ao mundo sobre tudo isso.
A ilha
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