O livro didático – Projeto Araribá


O professor, juntamente com a equipe de Geografia resolveram adotar o livro do Projeto Araribá por ser mais completo e atender aos objetivos propostos. Eu já conhecia o livro, o utilizava como base para formular exercícios quando lecionava para a EJA, é um livro muito completo que tem proposta pedagógica um pouco autodidata, ao mesmo tempo em que a linguagem é acessível ao aluno, de acordo com sua idade, o conteúdo é muito amplo e se conecta com a realidade e diversidade brasileira. 
O projeto foi elaborado a partir de quatro diferenciais inovadores.

1 - Competência leitora
Em todas as disciplinas, um programa sistemático de leitura e interpretação de textos diversificados considera três dimensões: ensinar e aprender a ler; desfrutar da leitura; e ler para aprender. Assim, apresenta:
Textos verbais e não verbais com estrutura clara e linguagem acessível, além de infográficos e conteúdos multimídia que articulam diferentes tipos de textos.
Programas de leitura que favorecem a reflexão sobre aspectos sociais, ambientais, culturais, políticos e econômicos.
Trabalho com vocabulário para aumentar a bagagem cultural dos alunos.
Atividades que desenvolvem as habilidades de argumentação, escuta e respeito pelas opiniões divergentes.

2- Aprendizagem significativa
O estudo considera sempre a história pessoal e social dos alunos e seus conhecimentos prévios trazidos do cotidiano, de outras disciplinas e de anos anteriores. Propõe-se leitura de imagens na introdução de cada bloco temático, recursos multimídia inovadores e integrados à proposta de estudo e uma abordagem interdisciplinar que apresenta uma visão não compartimentada dos conteúdos, a fim de facilitar para o aluno a conexão dos objetos de estudo à sua própria vida e realidade.

3- Proposta colaborativa
O Araribá Plus é um projeto didático desenvolvido e elaborado por equipes de especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Essa produção colaborativa promove um trabalho com diversidade de visões, interdisciplinaridade e valorização do estudo de temas transversais.

4- Hábitos da mente
Em um mundo complexo e em constante mudança, torna-se imprescindível desenvolver habilidades socioemocionais que favoreçam as relações interpessoais e as atitudes conscientes para se adaptar a diferentes situações e ambientes. Dessa forma, propomos:
 Atividades para todas as disciplinas, a fim de desenvolver os nove Hábitos da mente propostos pelo projeto.
 Foco no trabalho com as atitudes que priorizam a flexibilidade na resolução de problemas, a responsabilidade na tomada de decisões e o raciocínio criativo e inovador.
 Orientações para o professor conduzir o trabalho com os Hábitos da mente, motivando o envolvimento dos alunos e favorecendo a aprendizagem contínua, tanto dentro quanto fora das salas de aula.

O livro é composto por 9 ou 10 unidades, cada uma possui 4 temas, e a cada dois temas tem-se:

- Atividades (Organize e aplique o conhecimento)
- Lugar e Cultura.
Ao final da unidade:
- Síntese da unidade,
- Indicações (para ler, assistir e pesquisar)
- Representações gráficas
- Atividades (Organize e aplique o conhecimento)
- Desafio ou Qual é o problema?
- Compreender um texto.





Link para acessar o livro do 6º ano online: http://pt.calameo.com/read/002899327e2e410dec6fb

Nenhum comentário:

Postar um comentário