Gimeno Sacristán: “Compreender e transformar o ensino - O currículo: Os conteúdos do ensino ou uma análise prática?” (2000)

Durante este semestre estudamos de forma mais intensa do que nos semestres anteriores da licenciatura o que é proposto nos currículos do ensino básico de Geografia. Vimos O PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, CBC – Currículo Básico Comum de Minas Gerais e as Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte. Discutimos sobre o tema, e o sentimento que ficou comigo sobre o tema “currículo” é que deveríamos ter estudado sobre ele desde o início da licenciatura dada a sua complexidade, diversidade, extensão (muitas vezes cumprida parcialmente), as diferentes instâncias administrativas (Nacional, estadual, municipal) e anos do ensino fundamental e médio.

Além   de todas estas peculiaridades, a questão do currículo envolve não apenas os conteúdos a serem trabalhados, mas, talvez o mais importante é como serão trabalhados. A associação de conteúdo e didática, teoria e prática, preceito e realidade é muito importante e em meu ponto de vista deveria ser dada uma maior atenção à esse ponto na formação de professores.

Na prática docente, em seu ambiente de trabalho, a escola, o professor sempre é cobrado com relação ao que o “alunos está estudando” “o que está aprendendo” ou ainda se foi ou não aprovado em exames como o ENEM. Sacristán afirma que, no campo de estudos curriculares, algumas interrogações básicas giram em torno da pergunta “o que devemos ensinar?”  Eu já me questionei sobre isso várias vezes. Ele complementa: “... o currículo é uma seleção limitada de cultura, já que o tempo de escolarização e as capacidades dos alunos/ as são limitadas” (p. 124).

Neste sentido, o currículo vai muito além do que orientações estáticas em documentos, o currículo é vivo, e se existem orientações, resta ao professor aliar a vivência, fenômenos, acontecimentos que possivelmente possam movimentar este currículo Os fatos ocorridos próximo ao aluno, ou que influenciam sua vida diretamente não devem ser esquecidos. Neste sentido, propus a mudança do tema da aula de Estatuto da cidade para discussão da vida e ocupações nas escolas, além de já ser um assunto que os alunos estavam comentando/vivendo, tinham dúvidas, foi uma ótima oportunidade para se discutir outros temas, quebrar alguns preconceitos, proporcionar um momento de reflexão e possivelmente de mudanças de atitudes no futuro.

Sacristán fala que “É preciso ver o ensino não na perspectiva de ser atividade instrumento para fins e conteúdos pré-especificados antes de empreender a ação, mas como prática, na qual esses componentes do currículo são transformados e o seu significado real torna-se concreto para o aluno/a” (p. 123). Ou seja, é preciso partir da ação para que a teoria possa auxiliar o aprendizado e não fazer o movimento contrário, pois assim perde seu significado real para o aprendiz.

Além disso, é preciso lembrar que as diferentes realidades e modelos da escola, dos alunos, dos professores e funcionários da escola, e até mesmo a localização da escola influenciam no currículo. Sacristán inquire “O que é o currículo real na prática?” “O currículo é um âmbito de interação no qual se entrecruzam processos, agentes e âmbitos diversos que, num verdadeiro e complexo processo social, dão significado prático e real ao mesmo” (p. 129). O autor cita uma série de fatores que influenciam um mesmo currículo, culminando em resultados, processos e experiências diferentes:


Práticas e transformações no currículo (Sacristán, p. 130)

Pude perceber que no 3º ano do Ensino Médio, ainda mais em uma escola que possui perfil de preparatórios para exames e vestibulares, o conteúdo nada mais é que uma retomada de tudo que já foi estudado em seu percurso escolar, porém com um grau de aprofundamento maior, além de transdisciplinaridade. Nesta escola em que realizei a prática, o guia para o currículo é a Matriz de Referência para o ENEM, retirado do site do MEC, segue abaixo:

MATRIZ DE REFERÊNCIA ENEM
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento)

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.

Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.

Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.

Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

ANEXO

Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência
4. Ciências Humanas e suas Tecnologias

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
·         Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.
·         A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na América.
·         História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil e o negro na formação da sociedade brasileira.
·         História dos povos indígenas e a formação sociocultural brasileira.
·         Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida política e
·         social.
Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado
·         Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.
·         Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna.
·         Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas de reordenamento territorial.
·         As lutas pela conquista da independência política das colônias da América.
·         Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação.
·         O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e seus críticos nos séculos XIX e XX.
·         Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no Brasil nos séculos XIX e XX.
·         A atuação dos grupos sociais e os grandes processos revolucionários do século XX:
·         Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.
·         Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.
·         Os sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo, salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América.
·         Conflitos político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.
·         A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas afirmativas.
·         Vida urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
Características e transformações das estruturas produtivas
·         Diferentes formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo, socialismo e suas diferentes experiências.
·         Economia agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.
·         Revolução Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de produção e seus impactos.
·         A industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e trabalhistas.
·         A globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências econômicas, políticas e sociais.
·         Produção e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente
·         Relação homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias hidrográficas e seus aproveitamentos.
·         As questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento ecológico e econômico.
·         Origem e evolução do conceito de sustentabilidade.
·         Estrutura interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos modeladores do relevo.
·         Situação geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do território brasileiro.
·         Os grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
Representação espacial
·         Projeções cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

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