Durante este semestre estudamos de
forma mais intensa do que nos semestres anteriores da licenciatura o que é
proposto nos currículos do ensino básico de Geografia. Vimos O PCN – Parâmetros
Curriculares Nacionais, CBC – Currículo Básico Comum de Minas Gerais e as
Proposições Curriculares da Prefeitura de Belo Horizonte. Discutimos sobre o
tema, e o sentimento que ficou comigo sobre o tema “currículo” é que deveríamos
ter estudado sobre ele desde o início da licenciatura dada a sua complexidade,
diversidade, extensão (muitas vezes cumprida parcialmente), as diferentes
instâncias administrativas (Nacional, estadual, municipal) e anos do ensino
fundamental e médio.
Além
de todas estas peculiaridades, a
questão do currículo envolve não apenas os conteúdos a serem trabalhados, mas,
talvez o mais importante é como serão trabalhados. A associação de conteúdo e
didática, teoria e prática, preceito e realidade é muito importante e em meu
ponto de vista deveria ser dada uma maior atenção à esse ponto na formação de
professores.
Na prática docente, em seu ambiente de
trabalho, a escola, o professor sempre é cobrado com relação ao que o “alunos
está estudando” “o que está aprendendo” ou ainda se foi ou não aprovado em
exames como o ENEM. Sacristán afirma que, no campo de estudos curriculares,
algumas interrogações básicas giram em torno da pergunta “o que devemos ensinar?” Eu já
me questionei sobre isso várias vezes. Ele complementa: “... o currículo é uma
seleção limitada de cultura, já que o tempo de escolarização e as capacidades
dos alunos/ as são limitadas” (p. 124).
Neste sentido, o currículo vai muito
além do que orientações estáticas em documentos, o currículo é vivo, e se
existem orientações, resta ao professor aliar a vivência, fenômenos,
acontecimentos que possivelmente possam movimentar este currículo Os fatos ocorridos
próximo ao aluno, ou que influenciam sua vida diretamente não devem ser esquecidos.
Neste sentido, propus a mudança do tema da aula de Estatuto da cidade para
discussão da vida e ocupações nas escolas, além de já ser um assunto que os
alunos estavam comentando/vivendo, tinham dúvidas, foi uma ótima oportunidade
para se discutir outros temas, quebrar alguns preconceitos, proporcionar um
momento de reflexão e possivelmente de mudanças de atitudes no futuro.
Sacristán fala que “É preciso ver o ensino não na perspectiva de ser atividade instrumento
para fins e conteúdos pré-especificados antes de empreender a ação, mas como
prática, na qual esses componentes do currículo são transformados e o seu
significado real torna-se concreto para o aluno/a” (p. 123). Ou seja, é
preciso partir da ação para que a teoria possa auxiliar o aprendizado e não
fazer o movimento contrário, pois assim perde seu significado real para o
aprendiz.
Além disso, é preciso lembrar que as
diferentes realidades e modelos da escola, dos alunos, dos professores e
funcionários da escola, e até mesmo a localização da escola influenciam no
currículo. Sacristán inquire “O que é o
currículo real na prática?” “O currículo é um âmbito de interação no qual se
entrecruzam processos, agentes e âmbitos diversos que, num verdadeiro e
complexo processo social, dão significado prático e real ao mesmo” (p.
129). O autor cita uma série de fatores que influenciam um mesmo currículo,
culminando em resultados, processos e experiências diferentes:
Práticas e transformações no currículo (Sacristán, p. 130)
Pude perceber que no 3º ano do Ensino
Médio, ainda mais em uma escola que possui perfil de preparatórios para exames
e vestibulares, o conteúdo nada mais é que uma retomada de tudo que já foi estudado
em seu percurso escolar, porém com um grau de aprofundamento maior, além de
transdisciplinaridade. Nesta escola em que realizei a prática, o guia para o
currículo é a Matriz de Referência para o ENEM, retirado do site do MEC, segue
abaixo:
MATRIZ DE REFERÊNCIA ENEM
EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de
conhecimento)
I. Dominar linguagens (DL): dominar a
norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática,
artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.
II. Compreender fenômenos (CF): construir
e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de
fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica
e das manifestações artísticas.
III. Enfrentar situações-problema (SP):
selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações
representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar
situações-problema.
IV. Construir argumentação (CA):
relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos
disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos
conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de
intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e
considerando a diversidade sociocultural.
Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas
Tecnologias
Competência de área 1 -
Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente
fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas
sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do
presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em
diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou
representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes
sociedades.
Competência de área 2 -
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações
socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações
gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados
histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que
se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas
de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico
das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou
mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos
movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na
transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 -
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas
e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos
sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos
sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização
das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais
que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista,
presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de
natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e
econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais,
sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 -
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos
de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das
técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das
novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou
circulação de riquezas e suas implicações socioespaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e
tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços
rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou
contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao
mundo do trabalho.
Competência de área 5 -
Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os
fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do
indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação
na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas
obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na
estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na
organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão
social.
Competência de área 6 -
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em
diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de
ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da
sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou)
geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os
impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na
produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas
ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e
degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.
ANEXO
Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência
4. Ciências Humanas e suas Tecnologias
Diversidade cultural, conflitos e vida em
sociedade
·
Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no
Brasil.
·
A Conquista da América. Conflitos entre europeus e indígenas na
América colonial. A escravidão e formas de resistência indígena e africana na
América.
·
História cultural dos povos africanos. A luta dos negros no Brasil
e o negro na formação da sociedade brasileira.
·
História dos povos indígenas e a formação sociocultural
brasileira.
·
Movimentos culturais no mundo ocidental e seus impactos na vida
política e
·
social.
Formas de organização social, movimentos
sociais, pensamento político e ação do Estado
·
Cidadania e democracia na Antiguidade; Estado e direitos do
cidadão a partir da Idade Moderna; democracia direta, indireta e representativa.
·
Revoluções sociais e políticas na Europa Moderna.
·
Formação territorial brasileira; as regiões brasileiras; políticas
de reordenamento territorial.
·
As lutas pela conquista da independência política das colônias da
América.
·
Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da
nação.
·
O desenvolvimento do pensamento liberal na sociedade capitalista e
seus críticos nos séculos XIX e XX.
·
Políticas de colonização, migração, imigração e emigração no
Brasil nos séculos XIX e XX.
·
A atuação dos grupos sociais e os grandes processos
revolucionários do século XX:
·
Revolução Bolchevique, Revolução Chinesa, Revolução Cubana.
·
Geopolítica e conflitos entre os séculos XIX e XX: Imperialismo, a
ocupação da Ásia e da África, as Guerras Mundiais e a Guerra Fria.
·
Os
sistemas totalitários na Europa do século XX: nazifascista, franquismo,
salazarismo e stalinismo. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no
Brasil e ditaduras na América.
·
Conflitos
político-culturais pós-Guerra Fria, reorganização política internacional e os
organismos multilaterais nos séculos XX e XXI.
·
A
luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos,
políticos e sociais. Direitos sociais nas constituições brasileiras. Políticas
afirmativas.
·
Vida
urbana: redes e hierarquia nas cidades, pobreza e segregação espacial.
Características e transformações das estruturas produtivas
·
Diferentes
formas de organização da produção: escravismo antigo, feudalismo, capitalismo,
socialismo e suas diferentes experiências.
·
Economia
agroexportadora brasileira: complexo açucareiro; a mineração no período
colonial; a economia cafeeira; a borracha na Amazônia.
·
Revolução
Industrial: criação do sistema de fábrica na Europa e transformações no
processo de produção. Formação do espaço urbano-industrial. Transformações na
estrutura produtiva no século XX: o fordismo, o toyotismo, as novas técnicas de
produção e seus impactos.
·
A
industrialização brasileira, a urbanização e as transformações sociais e
trabalhistas.
·
A
globalização e as novas tecnologias de telecomunicação e suas consequências
econômicas, políticas e sociais.
·
Produção
e transformação dos espaços agrários. Modernização da agricultura e estruturas
agrárias tradicionais. O agronegócio, a agricultura familiar, os assalariados
do campo e as lutas sociais no campo. A relação campo-cidade.
Os domínios naturais e a relação do ser humano com o
ambiente
·
Relação
homem-natureza, a apropriação dos recursos naturais pelas sociedades ao longo
do tempo. Impacto ambiental das atividades econômicas no Brasil. Recursos
minerais e energéticos: exploração e impactos. Recursos hídricos; bacias
hidrográficas e seus aproveitamentos.
·
As
questões ambientais contemporâneas: mudança climática, ilhas de calor, efeito
estufa, chuva ácida, a destruição da camada de ozônio. A nova ordem ambiental
internacional; políticas territoriais ambientais; uso e conservação dos
recursos naturais, unidades de conservação, corredores ecológicos, zoneamento
ecológico e econômico.
·
Origem
e evolução do conceito de sustentabilidade.
·
Estrutura
interna da terra. Estruturas do solo e do relevo; agentes internos e externos
modeladores do relevo.
·
Situação
geral da atmosfera e classificação climática. As características climáticas do
território brasileiro.
·
Os
grandes domínios da vegetação no Brasil e no mundo.
Representação espacial
·
Projeções
cartográficas; leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias
modernas aplicadas à cartografia.
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