Aulas acompanhadas

Nomeei as aulas por data e tema principal:

13/09 – Biomas e impactos

Chego à aula e, enquanto o professor está escrevendo no quadro, pergunto para duas alunas sobre o conteúdo após a prova do ENEM, elas responde que o conteúdo termina antes da prova, e que depois tem algumas provas e mais conteúdos complementares. A aula termina dia 06/12. Uns alunos comentam sobre a aposentadoria dos pais e que alguns após se aposentarem vão viajar e descansar. Nesta aula do dia os alunos estavam estudando Ecótonos/ Biomas O professor escreve no quadro e os alunos conversam, outros já começam a copiar, quando começa a explicar os alunos fazem silêncio, alguns começam a copiar outros já terminaram e só ouvem. Como a aula/ensino médio da escola é voltado principalmente para o ingresso no ENEM, a todo momento o professor ressalta o que cai ou não na prova, as perguntas preferidas, o estilo, o que caiu ano passado e o que acha que irá cair este ano. Na parede há um quadro que tem alguns informativos de cursos do Pré Enem e também quantos dias faltam para a prova.

Ele passa uma lista de filmes didáticos. Fala que a matéria da prova é a que está no quadro e que a última prova terá muita matéria, incluindo a azul e roxa. Continua a conversar com os alunos sobre memorização e escrita, mapa mental e sites para fazer mapa mental.

Dá mais um tempinho para alguns alunos terminarem de copiar o conteúdo do quadro e começa a explicar. Fala dos Pampas e da compactação dos solos por pisoteio, erosão, arenização. Então percebi que usa bastante esta prática durante as explicações: “Pergunta! Arenização e desertificação são a mesma coisa?” E ele mesmo responde. Começa a falar sobre Ecótonos/ biomas de transição, usa exemplos e aspectos culturais. Fala sobre as inundações e impactos ambientais, rios do cerrado, manutenção do ecossistema: fala de cosméticos e materiais de limpeza produzidos com óleo de babaçu. Enquanto explica nenhum aluno conversa. Fala que este ano é 100% de certeza de cair uma questão sobre biomas no ENEM.

O professor está um pouco rouco, ele pede desculpas e fala que está dando muitas aulas e sua voz está falhando. O conteúdo que ele explica vai muito além do conteúdo da apostila. Alguns alunos comentam sobre sua preferência de curso após realizarem a prova do ENEM. Ao final da aula pergunta se os alunos estão com dúvidas para a prova do colégio que é aplicada às quintas feiras à tarde, o curso é em horário integral. Olha os exercícios da apostila e passa alguns números de exercícios para estudarem, tira algumas dúvidas dos alunos, comenta que depois do ENEM eles ainda vão ter aula mas que o conteúdo será reduzido. Olhei os cadernos de algumas alunas, eles tem desenhos, mapas, esquemas e textos. Me disseram que só desenham nesta disciplina e que gostam de desenhar.

Esta imagem foi retirada da página “Árvore, ser tecnológico”. É bem interessante e pode ser fonte de bons materiais para aulas: https://www.facebook.com/arvoresertecnologico/  ou http://arvoresertecnologico.tumblr.com/post/136760512822/perguntaram-por-que-%C3%A1rvore-ser-tecnol%C3%B3gico


20/09 – Chuva ácida e inversão térmica

Hoje o assunto era chuva ácida e inversão térmica, ao copiar a matéria no quadro os alunos falavam sobre futebol. Começou a explicar e os alunos ainda estavam copiando, fala sobre o movimento de convecção e olha pela janela lembrando de que durante o inverno várias vezes pôde visualizar o fenômeno, mas não quis mostrar aos alunos para não mudar de assunto. Fala da fumaça do cano de descarga de carros e das diferentes densidades, das doenças respiratórias e que está chegando ao final da apostila verde. Uma aluna pergunta o porquê do céu ficar rosa, e ele explica o motivo para a aluna. Fala das ilhas de calor e cita duas em BH, a Praça 7 e Vilarinho. Começa a desenhar no quadro um modelo de centro e periferia sofrendo ilhas de calor, os alunos copiam, fala sobre as diferentes temperaturas ao entrar na UFMG e na porta da universidade. Sempre pergunta aos alunos se eles foram ao lugar que ele exemplifica, se já fizeram tal coisa que está explicando e dá exemplos.

Pergunta se algum outro professor ainda está na apostila verde e os alunos respondem. Uma aluna pergunta sobre a guerra da Síria, alguns alunos fazem alguns comentários, outro aluno pergunta sobre o Temer. O professor fala sobre a reforma do Ensino Médio, os alunos discutem bastante, são contra, falam sobre a possibilidade da retirada da obrigatoriedade das disciplinas Geografia, História, Filosofia e Sociologia. Uma funcionária entra na sala para fazer a chamada e pergunta quais alunos faltaram.

Ele inicia a apostila azul que aborda recurso minerais, fala das diferenças de preço de uma lapiseira de metal e uma de plástico, fala que o alumínio é valorizado por ser leve, maleável e inoxidável. Fala de agregar valor aos produtos. A aula termina. 


Ilhas de Calor em Belo Horizonte

27/09 Recursos energéticos

Cheguei à sala de aula e os alunos estavam discutindo a organização do aniversário de uma colega que seria comemorado na escola, cada um estava combinando de trazer comidas e bebidas. O professor passava matéria no quadro sobre Recursos Energéticos, enquanto isso os alunos discutiam possíveis temas da redação do ENEM como “A importância da literatura”, outros conversavam assuntos aleatórios e copiavam a matéria do quadro. O professor chama os alunos para prestarem atenção na explicação e enfatiza que é a penúltima matéria da apostila azul e que este tema está entre os cinco assuntos que mais caem no ENEM. Explica sobre os diferentes tipos de recursos minerais e não minerais, ressalta que é um assunto transdisciplinar que abarca também as disciplinas de química e física.

Praticamente todos os alunos estão copiando a matéria do quadro. Fala sobre os gráficos setorial/pizza que é muito usado para expressar dados do assunto. Ressalta para não confundirem matriz elétrica com energética, diz que irá explicar as matrizes sob outras perspectivas da classificação: Renovável e não renovável, primária e secundária, convencional e não convencional. Percebo que essas classificações, ou seja, seu comando, são relevantes para se acertar ou errar uma questão no ENEM. Aborda agora o tema petróleo, desenha um mapa no quadro e localiza os três principais campos de petróleo no Brasil: Espírito Santo, Campos e Santos.

Questiona e praticamente todos os alunos já visitaram os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Faz um desenho no quando do campo do Pré-Sal diferenciando rochas sedimentares e cristalinas, fala que o Petróleo está localizado em rochas chamadas de arenito e recorre a nomenclatura areia para explicar sua constituição e formação. Ao final da aula o professor deixa os alunos descansarem e conversarem um pouco. O professor faz propaganda de seu blog com temas sobre Geografia, sua camisetaria com temas variados, e um aplicativo que criou visando facilitar a busca de professores particulares.



Informações Pré-Sal

04/10 Fontes de energia

Hoje o professor estava passando conteúdo sobre as diferentes fontes de energia, começa por hidrelétrica, diferencia fio d'água e tradicional. Um aluno comenta que caiu uma questão no simulado relacionado a hidrelétricas, o professor fala que sabia, pois ele elaborou o simulado, pergunta se acharam fácil ou difícil os alunos respondem que acharam tranquilo. Fala aos alunos que poderá cair no ENEM o tema energia nuclear já que o desastre de Chernobyl está completando 30 anos. Alguns alunos comentam sobre a questão da agua que resfria o reator, se compensa o impacto ambiental ou não. O professor fala sobre o desenho Simpsons se passa nos EUA onde ocorreu o primeiro desastre nuclear no mundo Three Mile Island.

Uma funcionária bate na porta, faz a chamada e 4 alunos faltaram, uma aluna já falta há mais dias e diz q vai ligar para ela, alguns alunos falam q ela postou no Facebook que estava doente, o professor pede que os alunos entrem em contato com ela.

Agora fala sobre energia eólica, sobre o estado do Rio Grande do Norte e sua boa localização para este tipo de energia devido aos ventos alísios. Ressalta que em Diamantina existem aerogeradores. E ainda, que é possível conjugar as atividades agropecuária e energia eólica.
Continua falando sobre energia solar explica a diferença entre o aquecedor de água e o gerador de energia. Fala que para o futuro uma grande promessa seria as baterias de longa vida. Os alunos discutem sobre as diferentes fontes de energia. Depois ressalta que o ENEM gosta de cobrar em questões estudos de caso. Explica que podem ser instaladas usinas em qualquer parte do mundo, porém a eficiência e a quantidade de energia gerada irão depender da latitude. Ressalta os pontos positivos e negativos das fontes de energia.

Usina eólica da Cemig em Diamantina – MG

11/10 - Industrialização

Cheguei na sala de aula e o professor estava falando para os alunos ficarem tranquilos pois falta apenas três semanas para o ENEM e que logo tudo iria acabar. Hoje o assunto tratado era industrialização e bens de consumo. Pergunta aos alunos a diferença entre bem duráveis e não duráveis e pede exemplos, o professor complementa. Os alunos perguntam se celular é um bem durável ou não, o professor responde que pode não parecer mas são bens duráveis. Um aluno comenta sobre o caso dos celulares que estavam explodindo e que foram recolhidos pela marca responsável. O professor conta uma história sobre roupas e sapatos para exemplificar os bens de consumo não duráveis. Alguns alunos copiam o conteúdo do quadro, alguns estão dispersos enquanto o professor explica a Revolução Industrial, fala sobre mercado e consumo, e pergunta aos alunos de como era morar na Europa durante as 2 primeiras Revoluções Industriais, logo respondem que era muito poluído, sujo e confuso. Continua a falar sobre as condições medico-sanitárias da época. Entra uma funcionaria na sala de aula e faz a chamada. A turma do lado está falando muito alto e o professor sai de sala para ver o que está acontecendo.

No quadro monta um esquema sobre a Industrialização com aspectos positivos, em azul e com sinal + e negativos com caneta vermelha e sinal -. Fala obre Fordismo e da divisão do trabalho e dá o exemplo da festa de natal onde as famílias dividem as tarefas, os alunos comentam e brincam com o exemplo, fala ainda da alienação do trabalho e métodos repetitivos. Alguma alunas estão com o caderno fechado e não estão copiando o conteúdo do quadro. Pergunta ao alunos se eles viram o debate da Hilary Clinton e Donald Trump e relaciona com a eleição para a prefeitura de BH, fala que nenhum dos quatro é tão bom.  Agora fala sobre a 3ª Revolução Industrial ou Tecnocientífica, evolução do transportes, circulação de mercadorias, produção de bens na Ásia, trabalho escravo, ressalta que falta apenas 25 dias para o ENEM. Percebo que esporadicamente os alunos olham o celular e logo voltam a atenção para a aula.

Ao final da aula falei com o professor sobre a aula que eu teria que lecionar para a turma como parte da minha formação como professora. Perguntei sobre uma data melhor e ele pediu para que eu desse a aula após o ENEM para não quebrar o ritmo de suas aulas. Expus o tema que já havia feito na sequencia didática: “Estatuto da cidade”, expliquei os principais pontos e ele pareceu concordar, ofereceu sua ajuda, eu concordei e disse que poderíamos marcar um dia para que ele visse o conteúdo que eu já havia elaborado.

 Hillary Clinton e Donald Trump

18/10 – Industrialização e Urbanização

Cheguei em sala de aula e o professor estava passando conteúdo no quadro sobre industrialização e urbanização. A turma estava como sempre prestando atenção na explicação, organiza o conteúdo no quadro de acordo com os acontecimentos nos governos brasileiros. Pergunta por quê Getúlio Vargas fechou a economia do Brasil e tomou medidas protecionistas, os alunos não sabem responder, e ele explica. Depois fala que JK abriu a economia para o mercado internacional. Os alunos respondem as perguntas, mas às vezes o professor passa na frente e responde sem ouvir suas respostas.

Fala agora sobre as frágeis leis ambientais no brasil e a instalação de indústrias de multinacionais. Enquanto ele escreve no quadro uma aluna reflete e fala que as causas da concentração são contrárias as causas da concentração industrial. Para explicar a desconcentração industrial dá o exemplo sobre a entrada do cinema ser mais cara durante fins de semana e feridos e barata na terça e segunda feira, ou seja, se a demanda pelo serviço é maior encarece o ingresso. Quando entra neste assunto conta umas histórias de quando era mais jovem e comportamentos de quando frequentava o cinema, os alunos se divertem, percebo que é um momento de folga para os alunos relaxarem, eles comentam sobre filmes e cinema. Ao final da aula comenta rapidamente sobre a PEC 241, uma aluna pergunta o que é PEC ele explica que é uma Proposta de Emenda à Constituição e é como se colocassem post it em cima da constituição, o mesmo que remendar.

Agora começa a falar sobre urbanização, êxodo rural, mecanização do campo, empregos industriais, metrópoles, infraestrutura, comercio e serviços. Agora o ritmo também está mais descontraído, estão falando sobre comidas e lojas. Logo começam a falar sobre trabalhar em shopping no final do ano e alguns alunos se interessam, comentam que vão trabalhar depois do ENEM. O professor indica lugares para eles cadastrarem seus currículos. Termina a aula falando sobre inchaço urbano e desigualdade social.

Ao final da aula comentei com o professor que os temas da aula estavam muito relacionados sobre a aula que eu queria dar para a turma e perguntei se queria ver o conteúdo que já estava pronto, porém o professor não tinha tempo.

Getúlio Vargas e JK na inauguração da Mannesman – 1954

25/10 – Campo e Cidade

Hoje o professor estava passando no quadro conteúdo referente à Revolução Verde, relações campo-cidade, e alertou os alunos que o conteúdo é bastante cobrado no ENEM. Ele para a explicação e pede uma aluna para guardar o celular. O quadro de avisos está preenchido as disciplinas e suas respectivas matérias de prova. Noto que a sala está um pouco vazia. Continua abordando a revolução verde e associando com a 3ª Revolução Industrial, as diferenças entre fertilizante e agrotóxico, os alunos discutem em voz baixa, fala ainda sobre solo e lixiviação. Em seguida pede que uma aluna guarde o material de Biologia, fala que sabe que eles terão prova no dia seguinte, mas que é hora deles prestarem atenção no conteúdo de Geografia para fazerem uma boa prova do ENEM. Agora fala sobre as frutas e alimentos orgânicos, sobre os preços, a apresentação, que precisam ser bonitas para serem vendida. Agora pede os alunos que falem argumentos que defendam os transgênicos: um aluno fala que é uma associação de nutrientes e que pode ajudar na obesidade. Agora pede que citem pontos negativos, um aluno fala que as pragas ficam resistentes, o professor fala que as sementes são inférteis.

Como ele percebe que os alunos estão abatidos, ele fala sobre o cansaço que eles estão sentindo agora que está próximo à prova do ENEM. Fala que estudar compensa bastante, conta sua história de quando estava fazendo vestibular, depois cita quando foi fazer a prova do mestrado. Ressalta que na semana seguinte a aula será um pouco mais leve. Pergunta aos alunos sobre os locais de prova e começam a discutir brevemente a questão das ocupações das escolas contra PEC 241. É notável a tensão dos alunos em pensar que a prova será adiada, falam sobre as possiblidades das escolas serem desocupadas antes do ENEM. O professor fala que o MEC irá se pronunciar dia 31/10. Os alunos perguntam ao professor se ele acha que a PEC será aprovada e ele diz que apesar das manifestações contrarias acredita que será aprovada. A aula termina.

Transgênicos

01/11 – Aula Pré Enem


Hoje o professor já havia combinado que iria passar filme durante as aulas. Por ser uma aula que antecede o ENEM decidiu passar um conteúdo diferente do estabelecido pelas apostilas. Deseja boa sorte para os alunos na prova do ENEM, fala sobre estudos, esforço, conquistas e incentiva os alunos a continuarem estudando sempre. O filme exibido foi “A grande aposta”, que aborda o tema da crise imobiliária ocorrida nos Estados Unidos em 2008.
  
Data de lançamento 14 de janeiro de 2016 (2h 11min)
Direção: Adam McKay
Elenco: Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling 
Gêneros Drama, ComédiaBiografia
Nacionalidade EUA

Sinopse:
Michael Burry (Christian Bale) é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem. Ao saber destes investimentos, o corretor Jared Vennett (Ryan Gosling) percebe a oportunidade e passa a oferecê-la a seus clientes. Um deles é Mark Baum (Steve Carell), o dono de uma corretora que enfrenta problemas pessoais desde que seu irmão se suicidou. Paralelamente, dois iniciantes na Bolsa de Valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise imobiliária e, para tanto, pedem ajuda a um guru de Wall Street, Ben Rickert (Brad Pitt), que vive recluso. Fonte: Adoro cinema


Após a exibição do filme confirmei com o professor sobre a aula que eu lecionária na semana seguinte. Perguntei se ele queria ver o conteúdo mas ele disse que eu estava livre para elaborar a aula e que não seria necessário a sua revisão. 

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