Metodologia: Um pouco mais do "Ver, ouvir, registrar".


Agora que já conseguimos quebrar a barreira de nos sentir somente alunos e demos inicio ao estágio como espectadores, avançamos um pouco nesse olhar estrangeiro, agora vamos interagir um pouco mais com os alunos, professores, coordenadores.

“O estagiário deverá, por meio de um olhar atento, aberto e reflexivo, buscar elementos que o permitam se aproximar, conhecer e pensar sobre a geografia escolar, com vistas no aprofundamento e problematização do aparato teórico estudado ao longo da disciplina APPG2 na universidade; na construção e reflexão acerca de aspectos da identidade docente e do trabalho docente com a geografia escolar, e na construção de um portfólio, instrumento de relato das atividades do estágio e de elucidação e socialização dos processos formativos do estudante”.

Manteremos a observação sistemática das aulas de um(a) docente de Geografia, atuando preferencialmente no segundo segmento do Ensino Fundamental (do sexto ao nono ano) ou no Ensino Médio da escola. Nos atentamos para as dinâmicas de alunos, professores e demais sujeitos presentes/relacionados à/na escola, dentro e fora do espaço escolar; seu cotidiano, suas experiências, contentamentos e descontentamentos dentro do espaço escolar.

Podemos realizar pequenas tarefas pedagógicas e/ou administrativas que a direção da escola considerar pertinentes ao nível 2 de estágio, de modo a propiciar aos estudantes oportunidades diversas para a aquisição de um conhecimento mais íntimo do funcionamento e desenvolvimento das aulas de Geografia.

Devemos ter conversas informais e formais com o docente em questão, com os alunos, coordenadores e outros.
Após o período de observação e registro, é chegada a hora de transcrever e associar com o conteúdo as nossas experiências na escola. Poderíamos produzir um portfolio, eu segui a linha que comecei e dei prosseguimento no blog, aliando as observações, os textos da disciplina e minhas reflexões sobre a licenciatura, a geografia,a escola, os alunos, professores, a vida e tudo  mais. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário